quinta-feira, 9 de abril de 2009

Feliz Páscoa!!


História da Páscoa

A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.

O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado, esta celebração mostra uma fusão de elementos pagãos e cristãos, como a famosa "Diavolata" que acontece na Comarca de Palermo e Catânia em Itália, (representa a luta entre o bem e o mal na tentativa do demónio impedir Maria de encontrar Jesus ressuscitado).


A Tradição do Ovo

O ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Significa fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.

Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.


A tradição do Coelho

No antigo Egipto, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.


(...)


Fonte : http://web.educom.pt/paulaperna/pascoa.htm

8 comentários:

JuPati disse...

Boa Páscoa linda!

VanessaGuerra disse...

minha linda... vim desejar-te uma excelente Páscoa... beijinhos enormes e até 2ª feira...

●๋• мιℓℓιηнα●๋• disse...

Oi migaaaaa...
Passa lá no meu blog q te deixei um selinho..
Amo o teu Cantinho
Beijoquinhas no seu ♥

Petite Noisette disse...

Olá Ticha!
Desejo-te uma Páscoa muito feliz!
Bjinhos

Habiba disse...

uma boa pascoa para ti tambem querida!

Beijinhos

Manuela disse...

Olá linda...
Olá linda vim desejar-te uma PASCOA FELIZ****

Bjokinhas <3

Unknown disse...

Passa no meu cantinho, um desafio espera por ti...

Beijinhos e uma Páscoa Feliz recheadinha de muitas amêndoas!!!...

Habiba disse...

Ola... tenho 1 coisa muito má para te dizer... Mas para isso tens que ser muito forte, eu sei que vais conseguir superar isto tudo! Acho melhor saberes por mim do que depois vires a saber por outras pessoas... Desculpa se te vou magoar mas é melhor saberes agora... o coelho da Pascoa NÃO EXISTE... :D

BOA PASCOA

Beijinhos
Ângela

Nova página de facebook

Olá!!!!  Vim mostrar a nova pagina de roupas e acessórios para bebés.  Aqui está um link de site:  https://www.facebook.com/bebescatitas  Vi...